Notícias
Formação de forma sistêmica


 

Existem diferentes formas e concepções sobre o mundo e a sociedade, essas se alternam em diferentes momentos e servem de combustível para o entendimento dos fenômenos.

As teorias são resultados da aplicação de conhecimentos sistematizados e servem de referências para a produção de novos conhecimentos por meio da sua negação ou confirmação.

Um importante aspecto é que algumas teorias são mais suscetíveis de entendimento e via de regra, acabam se tornando como verdadeiras, menos pelos seus fundamentos, mas sim, pela facilidade de disseminação e apropriação pelas pessoas

Esses argumentos permitem racionalizar com mais precisão os elementos envoltos nas percepções lineares ou sistêmicas. O embate é histórico é contagia as diferentes áreas do conhecimento, alguns com visão mais mecanicistas, votadas as relações de causa e efeito como as diversas engenharias e outras com visão sistêmica como a biologia.

Em algumas áreas, a análise a partir de partes isoladas não permite entender o todo com exatidão, visto que o todo é maior que a soma das partes. Isso fica evidente nas relações nas quais o conhecimento humano é um dos insumos principais.

Na sociedade atual, caracterizada pela importância do conhecimento e inovação, a visão sistêmica tende a prevalecer, trazendo consigo a necessidade de ações detalhadas e lastreada em diferentes interfaces.

Desta forma, para desenvolvermos a Guarulhos do futuro, devemos lançar um olhar para dois aspectos de forma sistêmica, i) as demandas pontuais e ii) as demandas estruturais, prevendo as influências existentes entre elas.

Relacionado ao primeiro aspecto é essencial sistematizar um conjunto de ações que permita compreender as demandas de emprego na nossa região e qualificar pessoas com demandas de ocupação (procurando emprego).

A Secretaria de trabalho de Guarulhos desenvolve um importante papel que não se limita a intermediar estaticamente a relação entre oferta de empregos e demanda das pessoas. Ela vai além e busca aproximar por meio de cursos de capacitação de curta duração, a oferta da demanda, aumentando a efetividade das suas ações. Existe ainda, com base na prospecção de oportunidades de formação a possibilidade de ampliar a qualidade desses processos.

No que tange as demandas estruturais, é necessário um trabalho de base mais intenso, que passa pelo adensamento técnico e científico da mão-de-obra existente em Guarulhos, permitindo que as nossas indústrias sintam-se confortáveis em destinar para Guarulhos os elos das suas atividades envoltos em atividades do conhecimento e inovação.

Para tal, evidencia-se a emergência do Parque Tecnológico, o qual é a âncora que marca de forma decisiva e incisiva a visão local de privilegiar a sustentabilidade nas suas políticas publicas, com enfoque sistêmico na preservação do ambiente, na melhoria da sociedade e no desenvolvimento econômico.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade