Notícias
AGENDE Guarulhos realiza Workshop sobre instrumentos inovadores pra utilização na área médica na APM

Com o objetivo de buscar alternativas sustentáveis para a cidade, a AGENDE Guarulhos realizou na noite de 19/04, na sede da APM Guarulhos – Associação Paulista de Medicina, o Workshop com o tema: Instrumentos inovadores para utilização na área médica, que contou com a apresentação de empresas da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos que desenvolvem projetos inovadores para a área.
A articulação com a APM é fundamental, pois possibilita que projetos inovadores sejam analisados pelo próprio mercado, o qual dará um feed back real da viabilidade da inovação.
A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, instituição de grande importância na cidade, hospeda projetos que contemplam inovação na área médica, setor bastante propício para receber novas tecnologias pela substituição de importações, quer sejam em hardware ou software. 
O Economista Cravo Roxo destaca “Devido aos meus negócios, tenho viajado pelo mundo todo e é fundamental entender a importância daquilo que é feito em Guarulhos, não é trivial o desenvolvimento de projetos com padrão internacional e a ligação direta com o mercado, como acontece de forma natural em Guarulhos proporcionado pela AGENDE”.

O primeiro projeto apresentado foi o da empresa Web 2 Doctors, que mostrou em tempo real a utilização do software desenvolvido pela Alfresco, uma plataforma aberta, moderna e segura que ativa inteligentemente processos e conteúdos para acelerar o fluxo de negócios.  Aplicado em consultórios, permite que médicos e pacientes possam se comunicar sem a necessidade da consulta presencial, para o caso de tratamentos já em andamento. Isso otimiza o tempo, além do paciente ter acesso ao seu prontuário e liberdade para consultar outros profissionais que estiverem conectados à rede. 
 



A empresa O Patologista apresentou uma Mesa de Macroscopia, que visa minimizar as estações e processos na preparação das amostras para estudos patológicos. A mesa em inox é adaptada de acordo com o local de sua instalação, mas todas são equipadas com pia e torneira com sistema de ducha, peneira para impedir a perda de pequenos tecidos e órgãos, incinerador de resíduos sólidos, coletor de resíduos líquidos, bancada para corte, ganchos para utensílios e sistema de exaustão que fornece segurança na ventilação da área de trabalho. Esse equipamento não era produzido no Brasil e alguns modelos importados não contemplavam todas as exigências da ANVISA, o que obrigava os laboratórios a fazerem adaptações nas salas preparatórias.


A empresa MS apresentou o produto em fase de protótipo voltado ao movimento de mobilidade de pacientes, tecnologia inédita no mercado nacional, para auxiliar na locomoção de pacientes com baixa mobilidade. Observando o mercado, a empresa desenvolveu o Manipulador de Pessoas, que tem como vantagem facilitar a locomoção em caso de cirurgia, evitar quedas dos pacientes e lesões causadas nos cuidadores.



O evento contou com a participação da Presidente da APM Guarulhos Marcia Lanzieri; representando o Sicoob UniMais, Daniela Parros e Emanuelle Sousa; Gestor da Unimed Guarulhos Roberto Gushken; o Secretário Adjunto da SDCETI Antonio Martinho Risso; a Diretora da Secretaria do Trabalho Sheila Romera  e, pela AGENDE, o Coordenador Técnico e Científico Dr. Devanildo Damião e o Coordenador da Incubadora José Roberto Machado. Estiveram presentes ainda os médicos associados à APM, público alvo do evento, além de associados e parceiros da AGENDE.


 Antonio Martinho Risso, Secretário Adjunto da SDCETI; Carlos Roberto Santos, Dubelle Progressiva; Devanildo Damião, Coordenador da AGENDE; José Roberto Cravo Roxo, Conselheiro da AGENDE e José Roberto Machado, Coordenador da Incubadora



Dra. Márcia Lanzieri, Presidente da APM Guarulhos; Dr. Devanildo Damião, Coordenador da AGENDE; Dr. Vicente Maiaroti Junior, Unimed Guarulhos; Dr. Roberto Gushken, Gestor da Unimed Guarulhos.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade