Notícias
AGÊNCIA – Como agente do interesse da sociedade



Palavra do Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira


Com a democratização do País surgiram e ganharam força as entidades sociais e representativas, as quais, por meio das lideranças, articulações, tratamento de demandas e proposições para soluções tornam-se fundamentais.

Logicamente, as entidades bem organizadas, com propósitos legítimos e transparentes, destacam-se e auxiliam de forma imensurável à sociedade e, automaticamente, tornam-se instrumentos de apoio ao desenvolvimento de políticas públicas de qualidade. Acredito e dou o exemplo de que as pessoas que atuam no interesse público não precisam estar diretamente subordinadas ou contra o Governo de plantão.

O campo de atuação é imenso e proporcional à capacidade de articulação e da representatividade do corpo técnico. Algumas são direcionadas e devem estar alinhadas aos interesses das classes que representam, para ilustrar, a Indústria, os serviços e comércio, ou profissionais.

Cuidado especial deve ser dirigido aos membros constituintes para a escolha das lideranças, as quais necessitam estar imbuídas de civilidade e desprovidas de interessses pessoais ou políticos partidários. Estes últimos já estão contemplados nos inúmeros partidos políticos existentes, sendo o foro adequado para acomodar estes interesses.

Nas instituições que tenho atuado, enfrento com severidade os desvios de propósito. A rota deve ser aquela que leva ao encontro da missão. O Associado é a razão de existência da entidade e, portanto, merecedor da máxima consideração, respeito e participação nas decisões. Não existem motivos para paralelismo. Um sábio professor me ensinou que “os desvios são o caminho mais curto para o erro”. A discussão racional traz o crescimento para a sociedade e o grupo.

Irei com SENSO DO DEVER CUMPRIDO e o máximo empenho fazer a transição do mandato provisório eletivo, para um acento vitalício no Conselho dos ex-Presidentes, o qual tem o propósito de guardar os objetivos e diretrizes da entidade. Com orgulho e ajuda de lideranças comprometidas conseguimos efetivar a solução dos problemas financeiros, administrativos e de sustentabilidade da entidade. i) Todas as dívidas foram alongadas e refinanciadas; ii) parte considerável do passivo trabalhista foi executado; iii) identificou-se e foram executados direitos da entidade junto à Previdência. O quadro funcional está sedimentado em profissionais técnicos.

Também foram realizadas mudanças estruturais no Estatuto com o apoio dos associados, dentre os quais, o equilíbrio da atuação entre os setores do poder público e civil. O poder público é um ator importante, todavia, participa, não toma as decisões isoladamente. Acatamos as sugestões dos profissionais contábeis/jurídicos e adequamos o calendário das eleições ao exercício fiscal das entidades, possibilitando lisura na apuração dos resultados e facilitando o controle das obrigações das OSCIPs.

Pontualmente, desenvolvemos, nos dois últimos meses na AGENDE, reuniões com os postulantes ao posto de Prefeito da cidade e conseguimos, com o apoio dos associados, pontuar os principais desafios para o desenvolvimento da cidade, além de deixar transparentes os propósitos e racionalidade da entidade, em conversas francas, formais e transparentes.

Ofertamos a opção de seguir um projeto estruturante de desenvolvimento sustentável para a cidade com o Sistema de Inovação, com o Parque Tecnológico, com as cidades Inteligentes e a interação permanente com a sociedade. Cabe ao futuro Prefeito fazer a opção, ciente de que a sociedade está organizada e atenta.

Hoje, a nossa Incubadora Tecnológica é uma realidade com empresas produtivas e importantes. Nos últimos anos surgiram parcerias com entidades de ensino e pesquisa, inclusive internacionais, com o estreitamento da relação com a OAB. Somos o maior polo fornecedor de informações qualificadas da cidade, reconhecido por agências do Estado e do Município. O Núcleo de Pesquisa atende demandas variadas das entidades e, acima de tudo, somos respeitados pela qualidade do trabalho. Atraímos entidades respeitadas como o Sincomércio, como a Cooperativa Financeira, empresas respeitadas e a OAB para ajudar na gestão da entidade.

A expectativa é de que os futuros tomadores de decisões se apropriem, discutam e acionem este imenso cabedal de conhecimentos que estão disponíveis em prol da comunidade. 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade