Notícias
AGENDE promove 1º Café Com o Deputado com a participação de Alencar Santana com grande sucesso

Deputado Estadual Alencar Santana se compromete a dar andamento às políticas públicas pauta no 1º Café Com o Deputado.

Cumprindo o papel de grande agente articulador do Município e especificamente com o objetivo de aproximar a sociedade dos representantes do Legislativo, por meio do diálogo sobre os principais projetos da Cidade, a AGENDE Guarulhos promoveu no dia 16 de abril o 1º Café Com o Deputado que contou com a presença do Deputado Estadual Alencar Santana.



O evento contou com a participação de Diretores e Associados da AGENDE e abordou temas como: Parque Tecnológico de Guarulhos, Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, projetos de qualificação de mão de obra para o trabalho, urbanismo e mobilidade urbana.



O Secretário Geral da AGENDE, Dr. Roberto Marchiori, abriu o evento dizendo que “esse é o primeiro de quatro eventos que serão realizados pela AGENDE, onde serão convidados todos os Deputados Estaduais representantes de  Guarulhos para uma conversa com as entidades locais”.

Marchiori disse ainda que “a ideia é estimular o debate entre os nossos Deputados e as lideranças de Guarulhos e assim conhecer, através desta oportunidade, as propostas dos Deputados para a Região”.

Em seguida, o Presidente da AGENDE deu o início ao evento. Aarão Ruben de Oliveira acrescentou que Guarulhos passou a ter uma bancada forte na Assembleia Legislativa, e disse: “Através desses eventos queremos mostrar quais são os nossos anseios em relação ao desenvolvimento do município”.



Em sua apresentação, o Deputado Alencar Santana destacou que “nesse mandato procurei fazer o meu trabalho de fiscalização, que é uma de minhas atribuições e deveres, mas, ao mesmo tempo, estabeleci diálogos com alguns setores do Governo do Estado, levando para eles as demandas do nosso Município. Acho que esse é o nosso papel enquanto poder público".

Em explanação sobre os temas propostos, o Deputado destacou os avanços no Projeto do Parque Tecnológico, enfatizando as negociações com a DERSA que resultaram na doação da área para construção do Parque e o Projeto de Lei, aprovado pela Câmara dos Vereadores de Guarulhos, que permite sua criação. “O Parque Tecnológico tem a condição de mudar o perfil da nossa Cidade e tem o nosso apoio, para Guarulhos ele é fundamental. Guarulhos é uma potência e tem capacidade de qualificar mais seu setor industrial, a questão da mão de obra e a Cidade como um todo. E o Parque pode liderar um momento importante da Cidade para se renovar".



Referente à Incubadora Tecnológica, ele considera que ela é o embrião do Parque Tecnológico, Alencar parabenizou a iniciativa, afirmando que a Incubadora traz fomento ao empreendedorismo e à inovação no Município.

Sobre os Projetos de qualificação de mão de obra para o trabalho, o Deputado Alencar Santana ponderou que o Parque Tecnológico permite um diálogo com o setor educacional como a Fatec, ETEC, Centro Paula Souza, UNESP, entre outras, mas salientou que esse diálogo deve preservar aquilo que o Parque Tecnológico pretende.

No que tange à Mobilidade Urbana e Urbanismo, o Deputado prestou contas de sua atuação nos projetos do Rodoanel, que abrangem a redução de impacto da remoção das famílias e redução de dano ambiental, além da abertura de acessos, e apresentou suas propostas para a extensão das linhas do metrô e trem para Guarulhos, para que estes meios de transporte cheguem aos Bairros mais afastados do centro da Cidade, como Bonsucesso e Jardim São João.

Logo após a apresentação de seus projetos, o Deputado respondeu aos questionamentos dos participantes e recebeu de Mauricio Colin, Diretor do CIESP Guarulhos e Diretor da AGENDE, uma pauta com solicitações das principais entidades do Município. Gerou-se o compromisso do empenho para solução dos problemas enfrentados. O documento foi assinado pelas entidades de Guarulhos com as principais demandas como: mais agilidade nas obras do rodoanel; metrô ou ferrovia São Paulo/Guarulhos/Aeroporto; estudo dos pontos de estrangulamento de acesso a Guarulhos; leis de incentivos estaduais; viabilizar a implantação efetiva do novo fórum de Guarulhos, entre outros.

O Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Devanido Damião, lembrou a importância da inclusão dos itens Parque Tecnológico e Incubadora Tecnológica como prioridades na pauta, lembrando que essa pauta será disponibilizada para os demais deputados. A AGENDE também representará as entidades no processo de acompanhamento trimestral da evolução dos projetos.

O Deputado assinou o ofício entregue pelo Presidente da OAB Guarulhos, Dr. Fábio de Souza e comprometeu-se a dar um posicionamento do andamento aos questionamentos em períodos trimestrais.

O Reitor Comunitário da FIG Unimesp, Ary Baddini, comentou que estes eventos são de fundamental importância para a Democracia e que a AGENDE está de parabéns pela iniciativa. A representante da ASEC, Rosmari Ghellery, a qual, durante o evento, fez um importante discurso em prol do desenvolvimento da Cidade, enfatizando que a sociedade precisa participar de forma mais ativa das decisões e que os representantes têm a obrigação de prestar contas dos seus atos.

O Deputado Estadual, Alencar Santana, terminou o evento colocando-se à disposição dos presentes e mostrou-se feliz com o engajamento das entidades.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade