Senado aprova empréstimo de R$ 1,385 bilhão para obras do Rio Baquirivu e do Trem de Guarulhos
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou o empréstimo para obras do Rio Baquirivu-Guaçu e do Trem de Guarulhos.
O primeiro empréstimo, no valor de 300 milhões de euros, deverá ser contratado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para financiamento parcial do Projeto Trem de Guarulhos, de implantação de novas linhas na malha ferroviária da região metropolitana de São Paulo, melhorando inclusive o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Será investido um total de 557,48 milhões de euros, sendo 300 milhões financiados pela AFD e 257,48 milhões de euros de contrapartida do governo paulista.
Outra operação será feita com a Corporação Andina de Fomento (CAF), dos Estados Unidos, no valor de até US$ 204 milhões, para financiamento parcial do Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu. O projeto prevê a construção e ampliação da capacidade dos sistemas de drenagem e controle de inundações da bacia do Rio Baquirivu-Guaçu, na região de Garulhos. A obra deve beneficiar mais de 1,2 milhão de moradores, além de assegurar recuperação do meio ambiente.
"O Trem de Guarulhos é uma obra fundamental, pois ligará as 2 maiores cidades do Estado e facilitará o acesso direto ao Aeroporto de Guarulhos, que já é o maior Hub Aeroportuário da América Latina", analisou Aarão Ruben de Oliveira (Presidente da AGENDE).